Histórico

A área técnica do Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas do Departamento de Engenharia Agrícola tem os seus primórdios em uma das repartições da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV fundada em 27 de janeiro 1926.  Essa repartição, em 1965, quando a ESAV se tornou a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais – UREMG, deu origem ao Instituto de Engenharia Rural que tinha por foco de atuação às áreas de hidráulica, construções rurais, meteorologia agrícola, mecanização agrícola e topografia.

Nos anos sessenta, parte dos docentes do Instituto de Engenharia Rural/UREMG passaram dedicar especificamente ao ensino pesquisa e extensão em Armazenamento e Processamento Agrícolas. E um dos primeiros feitos foi a implantação de uma das primeiras unidades armazenadoras de grãos a granel do Brasil inaugurada em 20 de julho de 1965. Feito que contou com o empenho dos professores Paulo Mário Del Giudice e Tetuo Hara do Instituto de Engenharia Rural/UREMG e John Foley da Universidade de Purdue.

A configuração inicial da unidade tratava-se de dez silos de 90 t, totalizando a capacidade estática de 900 t, um secador de fluxos mistos com torre em cavaletes fabricado pela Aeroglide Corporation com capacidade horária de 25 t/h, máquina de pré-limpeza, silo pulmão, moega e balança rodoviária. Na implantação da unidade o Prof. John Foley teve participação fundamental, uma delas foi contatar empresas norte americanas que encaminharam técnicos a Viçosa para montagem dos silos e secadores. Essa unidade ainda hoje é utilizada nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Instantâneo da construção da base dos silos da Unidade Armazenadora do DEA/UFV, início dos anos sessenta.
Instantâneo da montagem do secador de fluxos mistos com torre em cavaletes fabricado pela Aeroglide Corporation, capacidade horária de 25 t/h, início dos anos sessenta.
Primeira turma do curso de extensão em Armazenagem de Grãos, 1967.

Nos anos setenta ocorreu a federalização da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais – UREMG, que passou a ser denominada Universidade Federal de Viçosa – UFV, e nesse processo o Instituto de Engenharia Rural deu origem ao Departamento de Engenharia Agrícola – DEA, tendo como uma das áreas técnicas a de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas. Por meio da atuação dos docentes e técnicos vinculados a essa área são destacadas as seguintes ações:

  • A defesa da primeira dissertação do curso de Mestrado em Engenharia Agrícola sob o título “Estudo da curva de secagem de cacau”, defendida em 04 de agosto de 1972 por José Borges Pinheiro Filho, sob orientação do Prof. Paulo Mario Del Giudice. Professor Pinheiro que também passou integrar o DEA; e
  • A criação do Centro Nacional de Treinamento em Armazenamento -CENTREINAR¸ inaugurado em 21 de agosto de 1975, por meio de um acordo de cooperação entre a UFV e Companhia Brasileira de Armazenamento – CIBRAZEM, hoje Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados